quarta-feira, 28 de setembro de 2011

JOEXPE 2011 inicia com importantes palestras e debates sobre a atenção integral a saúde


A JOEXPE 2011 iniciou, oficialmente, hoje, 28, no Centro de Convenções da UFPA. Com o tema “Construindo a abordagem multiprofissional na atenção integral a saúde”, estudantes, professores e a comunidade acadêmica da UFPA participaram do primeiro dia do evento que teve mesas redondas, palestras e sessão de pôsteres.

Dentre as palestras do primeiro dia da Jornada, estava a de “Avaliação de Programas de Formação e suas Estratégias”, com o professor doutor Eugênio Bittencourt, da UFPA. O professor falou sobre como avaliar os discentes, para formar com competência e propôs estratégias para que o docente revolucione sua prática pedagógica.

Outro momento importante do evento foi a mesa redonda sobre “Estágio Rural Preferencial Multiprofissional em Saúde” formada pelos professores Sandra Helena Polaro, vice-diretora da Faculdade de Enfermagem da UFPA; Liliane Silva do Nascimento, da Faculdade de Odontologia da UFPA e José Emilio Magno, da Faculdade de Medicina da UFPA. A mesa, coordenada pela professora Regina Barroso, falou sobre a importância de os alunos da área de saúde participarem de estágios no interior do estado. 

Confira a programação do segundo dia da JOEXPE 2011, clique aqui..

Leia matéria sobre a JOEXPE 2011 no Portal da UFPA.


Texto: Karina Lan'Arc Pinto- Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde.



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cursos Pré-Jornada iniciam programação da JOEXPE 2011


A IV Jornada de Extensão, III Jornada de Pesquisa e II Jornada de Ensino, a JOEXPE 2011, iniciou suas atividades hoje, 27, com os Cursos Pré-Jornada que aconteceram nas Faculdades do ICS.

Um desses Cursos Pré-Jornada foi o de Ocupação Humana e Terapia Ocupacional, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), ministrado pelo professor Victor Corrêa, que buscou introduzir os alunos em áreas que eles ainda não tiveram contato, pelo curso de FFTO ainda ser recente na UFPA.

Outro curso ofertado pelo ICS, na Pré-Jornada, foi o de Contagem de Carboidratos, com a professora Maria Auxiliadora de Menezes. O curso contou com uma ampla participação dos alunos da Faculdade de Nutrição da UFPA e foi realizado no auditório Silveira Neto. A estudante Joelma Coutinho, do sétimo semestre de Nutrição, disse que o curso foi de suma importância tanto para sua graduação quanto para o seu estágio. “Contagem de Carboidratos é, na verdade, um método que a gente usa para o tratamento nutricional de diabéticos e, como eu já trabalho com isso, só veio a somar os meus conhecimentos”, afirma a estudante.

Esses e outros cursos fizeram parte da Pré-Jornada e contribuíram com o aprendizado dos alunos do ICS. Amanhã, 28, inicia, oficialmente, a JOEXPE 2011, no Centro de Convenções Benedito Nunes da UFPA, no Campus do Guamá. O credenciamento começa a partir das 7:30h e é necessário levar 1 kg de alimento não perecível.

Confira a programação do primeiro dia da JOEXPE 2011, clique aqui.


Texto: Karina Lan'Arc Pinto- Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

UFPA abre inscrição para bolsas de estudos em instituições norte-americanas


Estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) poderão participar de estágio sanduíche em instituições norte-americanas, no ano de 2012. A UFPA aderiu ao Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, o qual concederá, via Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), bolsas de estudos para os candidatos selecionados. As inscrições serão efetuadas nos dias 21 e 22 de setembro, na sala da Secretaria Geral dos Colegiados Deliberativos Superiores (Sege), no 3° andar do prédio da Reitoria, Campus Guamá, em Belém. A bolsa de estágio em uma das universidades norte-americanas terá duração de seis a doze meses, com início previsto para janeiro de 2012. 

Áreas estratégicas- Para participar, o aluno de graduação deve cursar ou desenvolver trabalhos nas seguintes áreas estratégicas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra (Física, Química, Biologia e Geociências); Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.  

Leia mais no Portal da UFPA.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Curso de Farmácia do ICS/UFPA conquista 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante


Mais um curso do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) foi bem sucedido na avaliação de cursos superiores da revista Guia do Estudante (GE) deste ano. Dessa vez, foi a Faculdade de Farmácia que conquistou cinco estrelas na avaliação da revista. Além de Farmácia, os Cursos de Enfermagem e Odontologia já haviam recebido cinco estrelas cada. Já o Curso de Medicina do ICS recebeu quatro estrelas da GE. 

A revista Guia do Estudante Profissões-Vestibular 2012 passa a circular nas bancas a partir do dia 06 de outubro de 2011. 

A Direção do ICS/UFPA parabeniza o Curso de Farmácia por essa importante premiação!

 


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cursos de Enfermagem e Medicina do ICS/UFPA se destacam na avaliação do Guia do Estudante


A Direção do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) parabeniza os cursos de Enfermagem e Medicina que receberam cinco e quatro estrelas, respectivamente, na avaliação de cursos superiores da revista Guia do Estudante, da Editora Abril, e constarão na publicação “GE Profissões Vestibular 2012”, que passa a circular nas bancas a partir de outubro.

Além de Enfermagem e Medicina, outro curso do ICS que se destacou na avaliação do Guia do Estudante, este ano, foi o de Odontologia que conquistou cinco estrelas.






quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PET-Farmácia realiza processo seletivo para voluntários

O Grupo Programa de Educação Tutorial do Curso de Farmácia (PET-Farmácia) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) abriu edital de seleção para integrar seis voluntários ao grupo. Os candidatos aprovados não terão direito imediato à bolsa oferecida pelo PET/SESu-MEC pois, no momento, o quadro de bolsistas está completo. Entretanto, um dos atuais bolsistas irá se formar no final do ano de 2011 e assim, estará disponível uma das bolsas. 

O candidato deve estar regularmente matriculado no Curso de Farmácia da UFPA, entre o 1º e 6º núcleo do curso. Além disso, não pode estar vinculado a nenhuma outra bolsa da Instituição e ter disponibilidade de 20 horas semanais para se dedicar ao PET-Farmácia. 

As inscrições iniciaram hoje, 08, e terminam no dia 30 de setembro de 2011 e estão sendo realizadas na sala do PET-Farmácia, na Faculdade de Farmácia, de 9h às 17h com os bolsistas do Grupo. Para se inscrever é necessário formulário de inscrição, disponível na sala do Programa; Curriculum Vitae, cadastrado no sistema de Currículos da Plataforma Lattes e cópia do último comprovante de matrícula. 

Mais informações no Edital do PET-Farmácia. Abaixo, links de materiais que serão necessários para a realização de algumas das etapas do processo seletivo, como a prova dissertativa e a entrevista.   







ICS/UFPA retifica edital do Curso de Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva


A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu inscrições para a seleção para o Curso de Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva. O curso, que terá carga horária total de 480 horas, oferta 40 vagas para graduados em Enfermagem e terá custo total de 13 parcelas de R$ 390, 00. 

O período de inscrição, que terminava no dia 23, foi estendido até o dia 28 de setembro. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria de Pós-Graduação do ICS/UFPA, localizado na Av. Generalíssimo Deodoro, Umarizal. A taxa para se inscrever é de R$ 80,00 e será arrecadada conforme o procedimento de inscrição online através do site da FADESP, no link CURSO. 

Os documentos necessários são: Formulário de inscrição, cópias de RG e CPF, 1 foto 3x4, Curriculum Vitae, cópia do Diploma de Graduação em Enfermagem, prova de quitação com o Serviço Militar para candidatos do sexo masculino, Título de Eleitor, pagamento da taxa de inscrição e Memorial Descritivo. Para os servidores da UFPA é necessário comprovante de vínculo com a Instituição. 

A seleção acontece em três etapas. A primeira é a prova escrita no dia 29 de setembro, às 9h. Já, a avaliação de Memorial Descritivo será nos dias 29 e 30 de setembro. Por último, as entrevistas nos dias 03 e 04 de outubro. O local da prova escrita e das entrevistas será na sala M da Secretaria de Pós-Graduação do ICS/UFPA. O candidato precisa estar munido de comprovante de inscrição, Carteira de Identidade e Carteira Profissional para ter acesso ao local da entrevista.

O resultado da seleção para o Curso de Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva será divulgado no dia 05 de outubro, na Secretaria de Pós-Graduação do ICS, a partir das 14h, e também no site da UFPA. A confirmação de matrícula será nos dias 11 e 13 de outubro conforme o procedimento realizado pela FADESP na matrícula online dos candidatos aprovados.

Clique aqui para ler o Edital Retificado.

Maiores informações pelos telefones (91) 3201-6821/6843 ou pelo site da UFPA


Texto: Karina Lan'Arc Pinto- Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Curso de Odontologia do ICS/UFPA recebe 5 estrelas no Guia do Estudante 2011


O Curso de Odontologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) conquistou 5 estrelas na avaliação de  Cursos Superiores da revista Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, e constará na publicação  “GE Profissões Vestibular 2012”, que passa a circular nas bancas a partir do dia 6 de outubro. 

O ICS/UFPA parabeniza o Curso de Odontologia por essa importante e merecida premiação! 



PET Medicina/Enfermagem da UFPA seleciona bolsistas


Até o próximo sábado, 10, alunos de Medicina e Enfermagem da UFPA que estiverem cursando até o 3º semestre poderão se inscrever no edital de seleção de novos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina/Enfermagem. Ao todo, cinco vagas estão sendo ofertadas para expandir o número de bolsistas do grupo, sendo uma destinada aos discentes de Enfermagem, e o restante, para Medicina.