quarta-feira, 21 de março de 2012

Estudantes de Medicina realizam campanha para ajudar crianças a perderem o medo de consultas médicas


Os estudantes de Medicina, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA), ligados ao Comitê da International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA – Brazil), estão realizando a 1ª Campanha de Doação de Brinquedos IFMSA para ajudar na implementação do projeto Teddy Bear - Hospital do Ursinho, um projeto de humanização de hospitais, aplicado em vários países, que trabalha para remover o medo de crianças de ir a hospitais e também de procedimentos médicos. 

O comitê da IFMSA na UFPA existe há 9 anos, e conta com 30 membros, que estão se mobilizando para buscar apoio. O Hospital do Ursinho será executado na Unidade Pedagógica Nelsinho, no Barreiro, uma comunidade onde há ausência de políticas públicas. Para isso, o comitê do IFMSA - Brazil - UFPA criará um ambiente clínico na escola, com farmácia e centro cirúrgico. 

Entretanto, muitas crianças ainda são temerosas em ir ao médico e com a ajuda de brinquedos, a equipe pretende conscientizá-las de que é importante se consultar. “A criança usa seu brinquedo e transfere para o mesmo todas as angústias e aflições que ela própria sente diante do médico ou outro profissional da saúde. Após este contato de brincar com o médico, a criança será capaz de ser mais colaborativa durante as consultas, porque provavelmente não terá mais medo”, acredita Isabelle Maruoka, estudante de Medicina do ICS e membro do comitê IFMSA – UFPA. 

IFMSA no Brasil – A International Federation of Medical Studentes Associations of Brazil, representante da IFMSA no país, é uma instituição suprapartidária e sem fins lucrativos ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU). A IFMSA – Brazil foi fundada em 1991, e, desde então, desenvolve cerca de 800 intercâmbios clínicos, cirúrgicos e de pesquisa anualmente, além de projetos em Educação Médica, Saúde Pública, Saúde Reprodutiva, AIDS e Direitos Humanos.  Todo o trabalho do IFMSA – Brazil é voluntário e realizado exclusivamente por estudantes de Medicina em mais de 40 escolas de Medicina no Brasil. 

Doação de brinquedos – Para fazer a doação de brinquedos, basta comparecer à Biblioteca do ICS, localizada na Av. Generalíssimo Deodoro, n° 01, até o dia 05 de abril. Os alunos de Medicina da UFPA podem participar das atividades da IFMSA sem precisar ser membro do comitê. “A participação na atividade pode ser desde a doação dos brinquedos até a ida no dia da atividade”, explica Isabelle. 


Texto: Karina Lan'Arc - Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário