segunda-feira, 16 de abril de 2012

Docentes do ICS/UFPA participam de Simpósio em Florianópolis


Nos dias 29, 30 e 31 de março aconteceu o Simpósio “Diálogos sobre o ensino na saúde: vivências de reorientação na formação profissional em saúde”, em Florianópolis. O evento reuniu professores e estudantes dos projetos Pró-Saúde, PET-Saúde e Pró-Ensino na Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOchapecó).  As professoras Hilma Souza e Márcia Bragança, da Faculdade de Enfermagem (FAENF) e a professora Carla Avelar Pires, da Faculdade de Medicina (FAMED), representaram o Instituto de Ciências da Saúde, da UFPA, no encontro. 

As três Instituições de Ensino Superior são parceiras no projeto “Ensino na Saúde: caminhos para a superação dos desafios na formação profissional/CAPES”, e, durante o evento, trocaram experiências, desenvolveram estratégias de intercâmbio, estudos e produção de conhecimento na área do ensino da saúde, a fim de aumentar a visibilidade sobre experiências de reorientação da formação profissional e na formação docente nos cursos de graduação da área. 

O Simpósio contou ainda com a participação de renomes nacionais e internacionais do meio acadêmico, entre eles o professor Ricardo Ceccim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a professora Laura Feuerwerker, da Faculdade de Saúde Pública da USP, além dos arte-educadores Dan Baron e Manuela Souza, conhecidos por seus trabalhos em educação popular junto a diferentes comunidades, no Brasil e no mundo, com a proposta de uma pedagogia da transformação.

 Hilma Souza (FAENF), Elizabeth Kleba (UFSC), Márcia Bragança (FAENF) e Carla Avelar (FAMED)


Texto: Karina Lan’Arc – Assessoria de Comunicação do ICS, com informações da Agência de Comunicação da UFSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário