quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estudantes de Medicina promovem campanha de conscientização sobre o HIV e a AIDS

Desde 1983, acontece no terceiro domingo de maio o Candlelight Memorial (Memorial à luz de velas), uma das mais antigas campanhas de mobilização para elevar a consciência social sobre o HIV e a AIDS, realizada em diversos lugares do mundo. No Brasil, uma das responsáveis pela realização do Memorial é a International Federation of Medical Students Associations-Brazil, a IFMSA-Brazil, uma Organização Não Governamental presente em mais de 40 faculdades de Medicina do país. Assim, os estudantes de Medicina, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promovem, no dia 19 de maio, o Candlelight Memorial em Belém.

Segundo dados da ONU, mais de 30 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV, que pode causar a AIDS. Por isso, com a campanha, o Comitê IFMSA-UFPA busca chamar a atenção da sociedade e do governo para questões de políticas públicas e ato solidário em prol das pessoas soropositivas. 

“O Candlelight Memorial AIDS é muito mais do que um memorial, serve como uma importante intervenção para a solidariedade global, rompendo as barreiras do estigma e da discriminação, e dar esperanças às novas gerações”, explica a estudante de Medicina do ICS e uma das organizadoras da campanha, Isabelle Maruoka.  

O evento será realizado na Praça Batista Campos, às 18h, e terá o apoio da Liga Acadêmica de Infectologia e Imunologia do Pará e da ONG No Olhar. Toda a sociedade é convidada a participar, a fim de acender uma vela em memória das vítimas do HIV no mundo e para aprender mais sobre a AIDS.

Para quem quiser participar explicando sobre a doença, riscos e sintomas, ou ainda na distribuição de folders, haverá capacitação no dia 18 de maio, às 18h, no ICS, localizado na Av. Generalíssimo Deodoro, n° 01, bairro Umarizal.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.


Texto: Karina Lan’Arc – Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário