terça-feira, 5 de junho de 2012

Artigo do PET Saúde Ananindeua tem publicação aceita em revista científica do Rio Grande do Sul

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) Ananindeua, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi contemplado novamente com a publicação de um de seus artigos em uma revista de âmbito nacional. O artigo “Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: um relato de experiência” foi aceito pela Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC/RS), para ser publicado no 5° volume da edição de janeiro- junho de 2012 da revista eletrônica Ciência & Saúde.

O grupo do PET Saúde Ananindeua, responsável pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Seringal, foi o autor do artigo que descreve a experiência vivenciada por acadêmicos no Programa. Na unidade ESF Seringal, os estudantes do Instituto de Ciências da Saúde têm a oportunidade de vivenciar, antes mesmo da sua formação, como funcionam as equipes multiprofissionais através de ações assistências na comunidade, além de fortalecer o tripé ensino, a pesquisa e a extensão.

ESF Seringal – A área de atuação da ESF Seringal é dividida em sete microáreas, tendo 1.071 famílias cadastradas e 4.312 pessoas sob a responsabilidade de uma equipe composta por uma médica, um odontólogo, uma enfermeira, sete Agentes Comunitários de Saúde e uma técnica em Enfermagem.

PET Saúde – O PET Saúde Ananindeua, coordenado pela professora Carla Avelar Pires, iniciou seu trabalho em abril de 2010 e tem por objetivo principal auxiliar a integração entre a comunidade e a sociedade. Essa não é a primeira que vez que o Programa tem um artigo publicado em uma revista científica nacionalmente reconhecida. Em fevereiro deste ano, o artigo “Perfil dos hipertensos da Unidade de Saúde da Família Cidade Nova 8, município de Ananindeua” foi aceito para a publicação na Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (RBMFC) e ainda conquistou o 2° lugar na premiação realizada pela revista. 

Para ter acesso ao artigo “Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: um relato de experiência”, clique aqui.


Texto: Karina Lan’Arc – Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário