segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Estudantes da UFPA participam de Projeto do Ministério da Saúde


Estudantes de saúde e de outras áreas do conhecimento da Universidade Federal do Pará (UFPA), juntamente com discentes de outras Instituições de Ensino Superior, participaram da Edição de Inverno do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), que aconteceu durante 15 dias do mês de julho.  Coordenado pelo Ministério da Saúde junto à Rede Unida, o projeto contou com comissões estaduais e locais que viabilizaram a edição no Pará, realizada nos municípios de Breves e Benevides. 

Nesta edição do Projeto VER-SUS, inscreveram-se os estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Pará, com interesse em conhecer, de perto, o Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificar sua formação para atuarem com a saúde coletiva. “O projeto não se destinou somente aos alunos de graduações da área da saúde porque o campo da saúde coletiva e a construção do SUS no Brasil necessitam das mãos das diversas áreas do conhecimento”, explica a coordenadora do Projeto na UFPA, Vera Lúcia de Azevedo, professora da Faculdade de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde (ICS). 

Vivência e Estágios - Para a vivência foram inscritos 97 estudantes e 12 facilitadores. Dos selecionados, 13 estudantes e 1 facilitador são da UFPA. Em Breves, os viventes participaram de oficinas de capacitação de líderes, combate ao HIV, AIDS e Hepatites Virais nos balneários e, além disso, de capacitação sobre saúde mental. No município de Benevides, os acadêmicos participaram de jogos do SUS, atividades expositivas, dentre outros. 

Segundo os participantes, o projeto VER-SUS Pará oportunizou uma aproximação e melhor compreensão sobre o Sistema Único de Saúde, além de reconhecer que a saúde é direito social e que todos são protagonistas do sistema. Em 2013, a edição do projeto do Ministério da Saúde está prevista para acontecer em janeiro. 

Confira, nos links abaixo, os nomes dos estudantes selecionados e fotos a Edição de Inverno do VER-SUS. 


Texto: Karina Lan'Arc - Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde. 



Um comentário:

  1. Muito bom! Incentivo aos colegas que conheçam o projeto e se tiver oportunidade, participem!
    Ótimo

    ResponderExcluir