segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Instituto de Ciências da Saúde realiza palestra com professor da UFRJ


O Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, por meio do Programa ICS Extra-Muros, a palestra “Biotecnologia: da bancada ao desenvolvimento de um produto”, com o professor adjunto do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Rozental. O evento acontece no dia 28 de agosto, às 15h, no auditório Silveira Neto, no ICS. A entrada é franca.

A palestra é destinada aos estudantes e profissionais das áreas de biológicas, saúde, biotecnologia e inovação tecnológica. Segundo o professor Carlomagno Pacheco Bahia, um dos organizadores do evento, essa “é uma oportunidade para os estudantes dessas áreas do conhecimento se atualizarem nas mais importantes linhas de pesquisa e ter contato com um dos principais pesquisadores do país”. 

Palestrante – É a primeira vez que o professor doutor Renato Rozental estará em Belém.  Além de ser professor adjunto de Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Renato coordena o projeto Bioinovar, um centro pioneiro de pesquisas na área da Biotecnologia no Brasil e o único, no Rio de Janeiro, com o desenvolvimento de projetos nas áreas médica, farmacêutica e de sustentabilidade socioambiental. O professor Rozental também colabora com o laboratório de pesquisa do ICS e da UFPA. 

ICS Extra-Muros – O ICS Extra-Muros é um programa de palestras que visa trazer personalidades, das diferentes áreas do saber e regiões do Brasil, para realizar palestras no Instituto de Ciências da Saúde. A coordenação do programa é composta pelo professor Carlomagno Bahia, professora Ivanira Amaral Dias e professor Marcelo Marques Cardoso, com o apoio da Direção do ICS.
“O programa surgiu devido ao isolamento geográfico que sentimos na região Norte em relação à produção e à divulgação acadêmica do resto do país. A ideia é termos sempre uma personalidade notável, uma a cada mês, para palestrar no ICS”, explica Carlomagno Bahia. 

Evento - Durante a palestra, o professor Renato Rozental apresentará ao público o capacete que criou capaz de reduzir as lesões cerebrais em caso de acidentes. O equipamento, que resfria o encéfalo, pode evitar lesões mais graves após o traumatismo crânio-encefálico e faz parte do projeto Bioinovar.  
O professor Rozental estuda as consequências dos impactos no cérebro há 20 anos. A descoberta foi divulgada por uma revista científica dos Estados Unidos. A liga de futebol americana logo se interessou pelo equipamento, já que são muitos os casos de traumas entre os jogadores. 

Texto: Karina Lan’Arc – Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário