terça-feira, 18 de setembro de 2012

Workshop debate sobre a humanização do parto

Profissionais e estudantes da área da saúde, psicólogos, assistentes sociais, mães e mulheres em geral vão se reunir para debater as inúmeras questões envolvidas em um assunto de nível internacional: a humanização do parto e do nascimento. O encontro será realizado no dia 11 de outubro, no I Workshop sobre a Humanização do Parto e Nascimento, promovido pelo grupo de apoio a grávidas de Belém, Ishtar, em conjunto com a Rede pela Humanização do Parto (ReHuNa), com o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará, com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e demais entidades parceiras. 

O evento traz a Belém alguns dos mais renomados profissionais especializados no assunto. Ricardo Herbert Jones e Maíra Libertad, juntamente com o público, vão discutir os principais conceitos e propostas apresentados pelo movimento, como a autonomia que a mulher deveria ter para fazer a escolha de como ter o seu filho e o modelo de atenção ao parto, com base em evidências científicas. Na ocasião, será feito o lançamento do livro “Entre as orelhas: histórias de parto”, de Ricardo Jones.

Palestrantes – Pós-graduado em Homeopatia pela Sociedade Gaúcha de Homeopatia, o ginecologista e obstetra, Ricardo Herbert Jones, dividirá toda a sua experiência com os participantes de conselheiro médico da Associação Portuguesa de Humanização do Parto (Humpar), médico consultor do Instituto Perinatal Del Uruguay (IPU) e representante da International MotherBaby Childbirth Organization (Organização Internacional da MãeBebê para o Nascimento - IMBCO) no Brasil. 

Já Maíra Libertad possui graduação e mestrado pela Universidade Estadual de Campinas, é enfermeira obstétrica atendendo partos domiciliares no Rio de Janeiro e atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 



Parto humanizado – A humanização do parto é o processo pelo qual a mulher tem o controle da situação na hora do nascimento do filho. É a mãe quem escolhe onde ter o bebê, qual acompanhante quer ao seu lado na hora do trabalho do parto e no parto, qual a melhor posição no momento do nascimento, dentre outras escolhas. Segundo pesquisas científicas, o parto domiciliar é seguro e o excesso de intervenções tecnológicas durante o parto pode não ser tão seguro em partos de baixo risco. 

Várias manifestações vêm ocorrendo pelo Brasil a favor do protagonismo da mulher no parto, como a passeata que ocorreu no início do mês de agosto reunindo dezenas de gestantes, profissionais de saúde e militantes da causa, no Rio de Janeiro, contra as resoluções do Conselho Regional de Medicina (CRM-RJ), que proibia médicos de atuarem nas equipes de parto domiciliar ou de integrar quadros hospitalares de suporte e sobreaviso.

Workshop – O I Workshop de Humanização do Parto e Nascimento acontece no Centro de Ciências Biológicas (CCBS) da Uepa, localizado na Travessa Perebebuí, nº 2623. As vagas no evento são limitadas e podem ser feitas através do site do Workshop. O investimento será de 20 reais para estudantes, mães, mulheres grávidas e movimentos sociais, e de 50 reais para profissionais. 


Para mais informações, acesse http://humanizabelem.wordpress.com/.


Texto: Karina Lan’Arc – Assessoria de Comunicação do ICS, com informações de Humaniza Belém e G1

Fotos: Divulgação/Evento

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário