terça-feira, 30 de outubro de 2012

Artigo do PET – Saúde Ananindeua é aceito em revista científica nacional


“Prevalência de retinopatia diabética em pacientes atendidos pela Estratégia Saúde da Família no município de Ananindeua-Pa” foi mais um artigo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Ananindeua (PET - Saúde Ananindeua), do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), aceito em uma revista científica de renome nacional. O trabalho já está disponível na edição eletrônica da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) e, em breve, será publicado na edição impressa da revista.


O estudo foi realizado por Dyndara Rodrigues Pedrosa, Emanuelle Oliveira Lemos, Débora Cristina de Abreu Gonçalves, Perla Suely Gaia Raniéri, Carla Avelar Pires e Valter Resende de Paiva. Os autores chegaram à conclusão de que é importante a atenção primária no acompanhamento dos pacientes diabéticos, assim como a orientação aos servidores da saúde pública quanto à necessidade do encaminhamento periódico dos diabéticos ao oftalmologista. 

A Revista – A RBMFC é uma publicação científica trimestral, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), voltada para temas relacionados à saúde da família e da comunidade e, também, à Atenção Primária à Saúde. Neste ano, a RBMFC completa 30 anos e, para comemorar, lançou uma edição especial que premiava os sete melhores artigos em âmbito nacional. Um trabalho do PET – Saúde Ananindeua ficou em 2º lugar na premiação

Outro artigo do PET - Saúde Ananindeua aceito para a publicação em revista científica foi "O aprender e o orientar na Atenção Primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET - Saúde". Dessa vez, foi na Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM), na edição de janeiro/março de 2012.

Para ter acesso ao artigo “Prevalência de retinopatia diabética em pacientes atendidos pela Estratégia Saúde da Família no município de Ananindeua-Pa”, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário