segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Estudantes e docentes realizam campanha de combate à violência contra mulheres



No dia 25 de setembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência à Mulher, será realizada a Campanha do Laço Branco a fim de sensibilizar, envolver e mobilizar a sociedade, principalmente os homens, no engajamento pelo fim da violência cometida contra a mulher. A mobilização será às 9h, na Praça da República.

A ação educativa é organizada por professores e estudantes dos Institutos de Ciências da Saúde (ICS) e Ciências Jurídicas (ICJ), além dos grupos de pesquisas Eneida de Moraes (GEPEM), Transversalizando e Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (NUFEN), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento ainda tem o apoio da OAB Pará, Conselho Regional de Psicologia – 10ª Região e Movimento das Mulheres Olga Benário. 

25 de novembro – A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que foram assassinadas pelo ditador Trujillo, em 1960, na República Dominicana. As três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Na estrada, elas foram detidas e mortas por agentes do governo militar. 

Já o laço branco é utilizado desde um acontecimento no dia 06 de dezembro de 1989. Na ocasião, um rapaz assassinou 14 mulheres porque cursavam Engenharia, em Montreal. Diante do crime, um grupo de homens decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem tais atos, mas existem também os que repudiam a atitude. Assim, elegeram o laço branco como símbolo da luta. 

No dia 25 de novembro use o seu laço branco e vamos lutar por um mundo sem a violência contra a mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário