terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Instituto de Ciências da Saúde é destaque em reunião de responsáveis administrativos do PALTEX



Durante a 3ª Reunião dos Responsáveis Administrativos do Programa Ampliado de Livros de Texto e Materiais de Instrução (PALTEX), realizada no período de 02 a 04 de dezembro em São Paulo, o servidor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Francisco Sampaio dos Santos, recebeu um diploma de reconhecimento por sua excelente atividade de comunicação no Programa, no período de 2011 a 2012. São aproximadamente 40 postos do PALTEX espalhados por universidades públicas do Brasil. Desses 40, sete se destacaram no trabalho de divulgação do Programa, entre eles o posto localizado no ICS.

No encontro, os técnico-administrativos puderam participar de workshops e treinamentos de aperfeiçoamento pessoal, além de discutir sobre as ferramentas de comunicação dos postos do PALTEX. “É uma exigência, agora, do Programa, os responsáveis administrativos saberem utilizar ferramentas, como Twitter e Facebook, para divulgar o Programa, porque às vezes as pessoas não sabem que têm esse posto aqui”, explica Francisco Sampaio. O posto do PALTEX no ICS ainda não possui contas em redes sociais, mas o técnico-administrativo garante a criação delas. “A partir dessa reunião é que vamos começar a pensar na utilização desses meios”, relata Francisco. 

Programa - O PALTEX é um programa de cooperação técnica internacional, sem fins lucrativos, criado em 1968, pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), organismo regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), e que funciona com o apoio da Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (PAHEF). Na UFPA, o PALTEX existe desde 1982 e apoia a formação de recursos humanos de qualidade na área das ciências da saúde através da oferta de literatura básica e materiais a um preço mais acessível aos alunos. 

Os estudantes interessados em conferir os livros oferecidos podem procurar o posto do PALTEX na UFPA, situado na Biblioteca do ICS, sob a responsabilidade de Valéria Santos.   São oferecidos livros a baixo custo para estudantes de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. O Programa oferece também instrumentos de trabalho, como estetoscópio, tensiômetro, oftalmoscópio, lanternas, dentre outros. “Os preços são bem abaixo dos do mercado porque o nosso objetivo não é vender, é dar suporte à formação dos alunos”, ressalta Francisco Sampaio. 


Texto: Karina Lan’Arc – Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde.
Foto: Francisco Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário