terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Projeto UFPA 2.0 recebe trabalhos para publicar em Blog


Em funcionamento desde outubro de 2012, sob a coordenação do professor Flávio Nassar - Pró-Reitor de Relações Internacionais -, o projeto UFPA 2.0 tem como objetivo principal montar uma rede interativa que armazene e divulgue as produções acadêmicas da universidade, a partir das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TICs). Para isso, o projeto visa englobar as mais diversas produções, do artístico ao cientifico, provenientes dos projetos de pesquisas, extensão ou das salas de aulas tanto da graduação como da especialização, mestrado e assim por diante. 

O projeto foi batizado com esse nome porque toma como base o conceito de “Web 2.0”, cunhado por Tim O’Reilly e que diz respeito ao novo cenário em que as tecnologias da informação se situam: a de não apenas a de consumo, mas também a de produção de informação por usuários e desenvolvedores. O conceito seria então uma alusão contrastante com o de Web 1.0, onde apenas se consumia informação, sendo que essa nova realidade 2.0 proporcionaria uma maior interação e participação, com e entre o público.

Posteriormente, devido a essas mudanças tecnológicas-informacionais, começou a se observar a necessidade de se desenvolver ferramentas que possibilitassem a inserção da universidade nesse novo cenário, visando principalmente melhorar a gestão, a integração institucional e a interação com os seus diversos públicos através das TIC’s. Por isso, o projeto conta com ferramentas na web como o blog - que serve de plataforma para que as pessoas postem os seus trabalhos – perfis nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter. 

O UFPA 2.0 visa promover também ações que facilitem ou até mesmo possibilitem a acessibilidade das pessoas a essas novas tecnologias da informação e ao conteúdo disponibilizado por meio da internet. Exemplos disso é a instalação da rede de internet sem-fio (Wi-Fi) cobrindo todo o campus – instalado primeiramente nos campus de Belém e Castanhal e em breve nos demais – e a abertura de infocentros internos e externos ao campus, o que beneficiaria também as comunidades localizadas ao seu entorno.

Mas para que essa tão almejada interação entre público e universidade se concretize, é necessário que a adesão do público ao projeto exista, seja publicando seus trabalhos no blog ou interagindo nas redes sociais. O sonho final do projeto é resultar em um site onde estariam disponibilizados todos os conteúdos produzidos pela UFPA, tornando-se assim numa importante ferramenta de busca.

PROJETO UFPA 2.0
Blog: ufpadoispontozero.wordpress.com
Facebook: Perfil – Ufpa Doispontozero / Fanpage: UFPA 2.0
Twitter: @Ufpa2ponto0

Texto: Gean Costa - Assessoria de Comunicação do Projeto UFPA 2.0.
Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário