sexta-feira, 12 de julho de 2013

Curso de Especialização em Pediatria realiza Módulo de Urgência e Emergência

O Módulo de Urgência e Emergência em Pediatria é mais uma atividade curricular da turma do curso de Especialização em Pediatria 2012 da Faculdade de Medicina (FAMED) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo é capacitar o profissional a prestar um atendimento de reanimação cardiopulmonar na criança e no adolescente. 

O evento é uma miniatura do curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria da Sociedade Paraense de Pediatria. Nele, os participantes treinam com bonecos e aprendem como fazer uma reanimação, com qualidade, em vítimas de parada cardiorrespiratória, como fazer uma desfibrilação e uma cardioversão. 

 O módulo feito dentro da pós-graduação teve a carga horária de 30 horas e também abordou temas como a arritmia na infância, no qual os profissionais aprenderam como identificar os problemas no coração que uma criança pode apresentar. 

Para a coordenadora do curso de Especialização em Pediatria, professora doutora Aurimery Chermont, é importante a divulgação do evento, pois ele não é direcionado apenas para pediatras, mas também para os emergencistas e enfermeiros que trabalham no SAMU 192 e em outros serviços. ‘’O evento é muito importante, pois após o curso de especialização, os participantes se tornam habilitados a atender a uma criança ou adolescente em insuficiência respiratória, choque e parada cardiopulmonar’’, disse. 


Texto: Felipe Nobre – Assessoria de Comunicação do ICS, com a colaboração de Aurimery Chermont e Miriam Domingues. 
Fotos: Felipe Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário