terça-feira, 22 de outubro de 2013

Estudantes de Medicina realizam 2ª campanha de doação de brinquedos IFMSA

Os estudantes de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), ligados ao Comitê da International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA–Brazil), estão realizando a 2ª Campanha de Doação de Brinquedos IFMSA para ajudar na implementação da 4° ação do Projeto Teddy Bear - Hospital do Ursinho, uma iniciativa aplicada em vários países, a qual visa à humanização de instituições de saúde e trabalha para remover o medo de crianças de ir a hospitais e, também, de procedimentos médicos. 

Na ação do TEDDY, como é chamado o hospital do ursinho, o comitê do IFMSA criará um ambiente clínico, na escola, com farmácia e centro cirúrgico. Muitas crianças ainda têm medo de ir ao médico. Por isso, com a ajuda de brinquedos, a equipe pretende conscientizá-las de que é importante se consultar de modo que as mesmas percam esse temor ao ver alguém com uniforme branco. “A criança usa geralmente tem muito medo de ir ao médico, por que tem medo de agulha, ou outros temores. Às vezes, só de olhar o medico de jaleco, elas já se desesperam. Já tivemos essa experiência em outras ações. Mas estamos aqui pra combater esse medo e ensinar de uma forma bem divertida, a importância do médico. A partir disso, ela usa seu brinquedo e transfere para este todas as angústias e aflições que ela própria sente diante do médico ou de outro profissional de saúde. Após o contato de brincar com o médico, a criança será capaz de ser mais colaborativa durante as consultas, porque, provavelmente, não terá mais medo”, acredita o estudante de Medicina Sidney Vasconcelos, do ICS e membro do comitê IFMSA–UFPA. 

IFMSA no BrasilA International Federation of Medical Studentes Associations of Brazil, representante da IFMSA no País, é uma instituição suprapartidária e sem fins lucrativos, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU). A IFMSA –Brazil foi fundada em 1991, e, desde então, desenvolve cerca de 800 intercâmbios clínicos, cirúrgicos e de pesquisa, anualmente, bem como projetos em Educação Médica, Saúde Pública, Saúde Reprodutiva, AIDS e Direitos Humanos. Todo o trabalho do IFMSA–Brazil é voluntário e realizado, exclusivamente, por estudantes de Medicina em mais de 40 Escolas de Medicina, no Brasil. 

O comitê da IFMSA na UFPA existe há dez anos e conta com mais de 35 membros, que estão se mobilizando para buscar apoio. O Hospital do Ursinho está caminhando para sua quarta edição, em Belém, e é a segunda vez que está sendo realizada a campanha para doação de brinquedos, uma vez que a ação se dará em escola pública de comunidades carentes, onde há ausência de políticas públicas.

 Os alunos de Medicina da UFPA podem participar das atividades da IFMSA sem precisar ser membro do comitê. As reuniões acontecem toda sexta às 18h30m no ICS. “Esse ano estamos em nossa segunda ação do teddy – hospital do ursinho, sendo esta a primeira arrecadação de brinquedos do ano. As pessoas podem participar desde a sua doação, até a participação no dia da campanha”, explica Sidney

Doação de brinquedos – Para fazer a entrega de brinquedos, basta comparecer à Biblioteca do ICS, localizada na Avenida Generalíssimo Deodoro, n° 1, bairro Umarizal, em Belém. As doações podem ser feitas até o dia 29 de outubro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário