quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Convite para a Solenidade de Abertura do II COESA

http://www.ufpa.br/ics/arquivos/CONVITE.pdf

Pós-Graduação de Enfermagem terá parceria com Universidade de Coimbra

Representantes do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PPGEnf), da Faculdade de Enfermagem e do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), participaram nesta quarta-feira, 30, de dois momentos importantes para o PPGENF: a primeira sustentação de mestrado do programa e a reunião com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) para apresentar a parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), durante a qual se falou também sobre a possibilidade de abrir o curso de Doutorado em Enfermagem. 

Leia a matéria completa no Portal da UFPA. 

Foto: Alexandre Moraes

Aviso da Direção do ICS

De ordem da Direção do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), informamos que o Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (II COESA) é o evento anual de maior relevância do ICS, pois possibilita a divulgação para a comunidade acadêmico-científica em geral, de nossas produções de ensino, pesquisa, extensão e estudos de caso. Esta atividade faz parte do nosso Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). Dessa forma, fica expressamente proibida a realização de aulas e/ou provas no período de 04 a 06 de novembro de 2013, para que nossos discentes possam participar do evento.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Docentes do ICS publicam ''Manual de recomendações para diagnóstico, tratamento e seguimento ambulatorial de portadores da doença de Chagas''

O Estado do Pará tem a maior incidência da doença de Chagas no Brasil. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostrou que o Estado concentra 80% dos casos da doença no país. Objetivando esclarecer as lacunas que permeiam os processos de transmissão, diagnóstico e tratamento, as doutoras Dilma Souza e Maria Rita Monteiro, docentes da Faculdade de Medicina (FAMED) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), elaboraram o “Manual de recomendações para diagnóstico, tratamento e seguimento ambulatorial de portadores de doença de Chagas”.

 

Pacientes infectados pela doença podem se tornar crônicos, com 30% de chance de se tornarem cardiopatas, o que na opinião de Dilma Souza, pode gerar gastos e causar grandes transtornos. “Isto pode gerar gastos com internações prolongadas e procedimentos cardiológicos de alta complexidade, tais como marca-passo e até transplante cardíaco, além dos gastos com seguridade social, pois muitos poderão estar doentes, ainda em uma fase produtiva da vida impactando socialmente o Estado.” 

A doença de Chagas se confunde com outras doenças infecciosas em sua fase aguda, como por exemplo, a febre tifoide, malária e etc. Isto pode retardar o diagnóstico. “O Manual traz orientações quanto ao reconhecimento precoce dos sinais clínicos mais frequentes e que podem não ter boa evolução, assim como fornece orientações de condutas a serem adotadas no manejo em situações de agravamento da doença”, disse Dilma. 

O “Manual de recomendações para diagnóstico, tratamento e seguimento ambulatorial de portadores de doença de Chagas” é destinado à comunidade acadêmica e profissionais da área da saúde, principalmente médicos que atendem em localidades distantes. O Manual será divulgado durante o Curso "Aspectos Clínicos, Epidemiológicos e Laboratoriais de Doença de Chagas", de 4 a 8 de novembro, das 14 às 18 h no Hospital Universitário João de Barros Barreto. 

Clique aqui e acesse o Manual


Imagem: Reprodução/Google
Texto: Felipe Nobre - Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

FAMED promove a 39ª Jornada Acadêmica de Medicina ''Prof Ronaldo de Araújo''

Está acontecendo no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) a 39ª Jornada Acadêmica de Medicina ''Prof. Ronaldo de Araújo'' promovida pela Faculdade de Medicina (FAMED). O auditório Silveira Neto está sendo o cenário das apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos formandos de Medicina das turmas C e D do ano de 2008.
 
Ao longo da semana vários alunos estarão defendendo seus trabalhos, o que resulta em um total de 36 TCCs que são resultados das ações entre alunos e professores que acompanharam as pesquisas como orientadores e coorientadores. O objetivo final é conquistar o diploma de médico.

Período do evento: 21 a 25 de Outubro. Às 15:00h



Texto e Fotos: Felipe Nobre - Assessoria de Comunicação do ICS

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Estudantes de Medicina realizam 2ª campanha de doação de brinquedos IFMSA

Os estudantes de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), ligados ao Comitê da International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA–Brazil), estão realizando a 2ª Campanha de Doação de Brinquedos IFMSA para ajudar na implementação da 4° ação do Projeto Teddy Bear - Hospital do Ursinho, uma iniciativa aplicada em vários países, a qual visa à humanização de instituições de saúde e trabalha para remover o medo de crianças de ir a hospitais e, também, de procedimentos médicos. 

Na ação do TEDDY, como é chamado o hospital do ursinho, o comitê do IFMSA criará um ambiente clínico, na escola, com farmácia e centro cirúrgico. Muitas crianças ainda têm medo de ir ao médico. Por isso, com a ajuda de brinquedos, a equipe pretende conscientizá-las de que é importante se consultar de modo que as mesmas percam esse temor ao ver alguém com uniforme branco. “A criança usa geralmente tem muito medo de ir ao médico, por que tem medo de agulha, ou outros temores. Às vezes, só de olhar o medico de jaleco, elas já se desesperam. Já tivemos essa experiência em outras ações. Mas estamos aqui pra combater esse medo e ensinar de uma forma bem divertida, a importância do médico. A partir disso, ela usa seu brinquedo e transfere para este todas as angústias e aflições que ela própria sente diante do médico ou de outro profissional de saúde. Após o contato de brincar com o médico, a criança será capaz de ser mais colaborativa durante as consultas, porque, provavelmente, não terá mais medo”, acredita o estudante de Medicina Sidney Vasconcelos, do ICS e membro do comitê IFMSA–UFPA. 

IFMSA no BrasilA International Federation of Medical Studentes Associations of Brazil, representante da IFMSA no País, é uma instituição suprapartidária e sem fins lucrativos, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU). A IFMSA –Brazil foi fundada em 1991, e, desde então, desenvolve cerca de 800 intercâmbios clínicos, cirúrgicos e de pesquisa, anualmente, bem como projetos em Educação Médica, Saúde Pública, Saúde Reprodutiva, AIDS e Direitos Humanos. Todo o trabalho do IFMSA–Brazil é voluntário e realizado, exclusivamente, por estudantes de Medicina em mais de 40 Escolas de Medicina, no Brasil. 

O comitê da IFMSA na UFPA existe há dez anos e conta com mais de 35 membros, que estão se mobilizando para buscar apoio. O Hospital do Ursinho está caminhando para sua quarta edição, em Belém, e é a segunda vez que está sendo realizada a campanha para doação de brinquedos, uma vez que a ação se dará em escola pública de comunidades carentes, onde há ausência de políticas públicas.

 Os alunos de Medicina da UFPA podem participar das atividades da IFMSA sem precisar ser membro do comitê. As reuniões acontecem toda sexta às 18h30m no ICS. “Esse ano estamos em nossa segunda ação do teddy – hospital do ursinho, sendo esta a primeira arrecadação de brinquedos do ano. As pessoas podem participar desde a sua doação, até a participação no dia da campanha”, explica Sidney

Doação de brinquedos – Para fazer a entrega de brinquedos, basta comparecer à Biblioteca do ICS, localizada na Avenida Generalíssimo Deodoro, n° 1, bairro Umarizal, em Belém. As doações podem ser feitas até o dia 29 de outubro. 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Inscrições no II Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA)



O prazo para as inscrições no II Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA) foi adiado para 29/10/2013.

O II COESA é um evento promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Participe!

http://www.iicoesa.com.br/inscricoes.php

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

39ª Jornada Acadêmica de Medicina “Profº. Ronaldo de Araújo"

No período de 21 a 25 de outubro de 2013, a Faculdade de Medicina (FAMED) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza a 39ª Jornada Acadêmica de Medicina "Profº. Ronaldo de Araújo". Neste evento, 36 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos formandos de Medicina das Turmas C e D do ano de 2008 serão defendidos por seus autores como requisito final para a obtenção do diploma de Médico. Os TCCs são resultado de um trabalho conjunto dos alunos e mais 34 professores que acompanharam as pesquisas como orientadores e co-orientadores. 

A Jornada acontece a partir de 15:00h, no Auditório "Silveira Neto" do ICS. 

Clique aqui para acessar o Folder da Jornada.

Programação de Avaliação dos Servidores que estão em Estágio Probatório

Nos dias 25 e 29 de outubro e no dia 08 de novembro de 2013, serão realizadas, na Faculdade de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, as avaliações das seguintes servidoras que estão em estágio probatório: Profa. Msc. Telma Eliane Garcia Clajus Oliveira, Profa. Esp. Aline Macedo de Queiroz, Profa. Msc. Maria Clara Costa Figueiredo, Profa. Esp. Eliane da Costa Lobato da Silva e Profa. Msc. Sylvia Regina Vasconcelos de Aguiar. 

Clique aqui para acessar a programação.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Faculdade de Farmácia comemora 110 anos no Pará

Nesta terça-feira, 8, foi comemorado os 110 anos da Faculdade de Farmácia no Pará, com uma programação composta por palestras, Conferência Magna, com o professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eliezer Barreiro, e pronunciamento do professor Walter de Silva Jorge João, principal homenageado do evento, em razão da sua contribuição para a categoria farmacêutica. A programação se dividiu em dois momentos: pela manhã, no Auditório da Faculdade de Odontologia da UFPA, e à tarde, no Hotel Sagre, em Belém. 

Leia mais no Portal da UFPA. 

Foto: Alexandre Moraes

Consepe aprova Calendário Acadêmico 2014

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (CONSEPE/UFPA) aprovou nesta terça-feira, 8, o calendário acadêmico de 2014. A proposta apresentada foi de duzentos dias para as atividades curriculares dos cursos de graduação em regime extensivo, distribuídos na sua metade entre o 2º e o 4º períodos letivos. 

Leia mais no Portal da UFPA.

Clique aqui para acessar o calendário acadêmico de 2014.

Foto: Laís Teixeira

Abertas as inscrições para o II COESA

Estão abertas as inscrições para o II Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (II COESA), que será realizado no período de 4 a 6 de novembro de 2013, no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará, Cidade Universitária José da Silveira Neto - Campus Guamá, Belém-Pará-Brasil. O evento é uma realização do Instituto de Ciências da Saúde (ICS). 

Saiba mais no site do evento.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Faculdade de Farmácia celebra 110 anos no Pará

“O ensino de graduação na Faculdade de Ciências Farmacêuticas: avanços e perspectivas” é o tema da palestra de abertura, que será realizada em comemoração aos 110 anos da Faculdade de Farmácia, no Pará, nesta terça-feira, 8, no Auditório da Faculdade de Odontologia da UFPA. Palestras e Conferência Magna com o professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eliezer Barreiro, farão parte da programação. Haverá, também, um pronunciamento do professor Walter de Silva Jorge João, principal homenageado do evento, em razão da sua contribuição para a categoria farmacêutica. Acesse aqui a programação completa. 

Leia mais no Portal da UFPA.

Foto: Alexandre Moraes

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Farmacologia

Objetivando potencializar a qualidade da atividade farmacêutica como elemento transformador da nossa região, a coordenação do Curso de Especialização em Farmacologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de especialização em Farmacologia.

O curso é destinado a graduados em Farmácia, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Psicologia e áreas afins. Para se inscrever, o candidato precisa ter graduação em cursos de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e outras. As aulas começam dia 18 e terminam dia 26 de outubro com uma carga horária totalizando 420 horas.

As inscrições abriram dia 1, terça-feira, e vão até esta sexta-feira, dia 4. Os interessados deve comparecer  com os documentos exigidos no edital na Secretaria da Faculdade de Farmácia, setor de Saúde do Campus Guamá. E para saber maiores informações, acesse o edital completo.


Imagem: Reprodução/Google

Felipe Nobre – Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde - UFPA

Inscrições abertas para o PAPIM, PROINT e Monitoria

A Diretoria de Projetos Educacionais (DIPRO), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), lança os seguintes editais: 

  •  Edital nº 03/2013 / Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM); 
  •  Edital nº 02/2013 / Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT); 
  •  e o Edital nº 04/2013 / Programa Monitoria. 
Saiba mais no Portal da UFPA. 

Foto: Alexandre Moraes