quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

COESA - Programação do penúltimo dia

Foto: Rejane Lopes
O penúltimo dia do IV Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA) segue até às 18h de hoje. Neste momento, alunos e profissionais estão apresentando trabalhos que foram aprovados para a sessão de temas livres. Após a apresentação, às 17h, os alunos de Medicina e Farmácia iniciarão a quarta sessão de pôster do evento.

Foto: Rejane Lopes
Pela manhã, ocorreram duas mesas redondas. Na primeira, "Redes de atenção à saúde", foram relatadas as experiências dos palestrantes na Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência. Os palestrantes foram o especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (Sespa), Hélio Franco; o assessor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (COSEMS), Ed Wilson Dias; a psicóloga (Sespa) Marilda Couto; e a fisioterapeuta especialista em Reabilitação Traumato-Ortopédica (Sespa), Maria Iracy Tupinambá.

Foto: Rejane Lopes
A segunda mesa redonda do dia tratou sobre o tema " Gestão em serviço de saúde". A servidora da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), Vera Canto, falou sobre esse serviço na atenção básica. Já a enfermeira especialista Maria de Nazaré Falcão, falou o serviço de saúde de média complexidade. Por último, o professor doutor Pedro Paulo Piani palestrou sobre o serviço de saúde de alta complexidade.

Foto: Rejane Lopes
Por último, o professor doutor Luiz Carlos Santana (ICS/UFPA) ministrou a palestra "O SUS e a política nacional de atenção integral a pessoas com doenças raras na região norte: avanços, perspectivas e desafios. E os alunos do curso de Nutrição expuseram seus trabalhos na terceira sessão de pôster do evento.

O COESA encerra amanhã. A programação terá duas mesas redondas, palestra, a quinta sessão de pôster, temas livres e premiações.


Texto: Rejane Lopes - Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário