terça-feira, 1 de novembro de 2016

Projeto VER-SUS Pará - Modalidade Vivência abrirá inscrição


O Projeto VER-SUS Pará - Modalidade Vivência abrirá na próxima segunda-feira (7) as inscrições para a seleção de 22 viventes e dois facilitadores para atuarem na rede municipal de saúde de Belém e Tucuruí, no período de 11 a 17 de dezembro de 2016. Os interessados têm até o dia 13 de novembro para efetuar a inscrição no site.

Podem se candidatar ao projeto estudantes universitários de todas as áreas do conhecimento que queiram participar da experiência de vivência no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificar sua formação para atuarem com a saúde coletiva.

O VER-SUS - É uma proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, União Nacional dos Estudantes (UNE), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que realiza estágios de vivência no SUS.

O projeto possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais e questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde e ao SUS.

O que é a vivência ? - É um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde dos territórios de abrangência. A imersão é uma metodologia onde o participante fica 24 horas por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto.

São previstas atividades de aprofundamento teórico, a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo.

No período de vivência, os participantes ficam hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências. Será disponibilizado para eles: hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde.

Objetivos - O projeto, enquanto dispositivo, pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.

Para mais informações, acesse aqui.
Acesse aqui o cronograma o VER-SUS Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário