terça-feira, 29 de março de 2016

Mestrado em Ciências Farmacêuticas abre inscrições


O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu inscrições para processo seletivo destinado ao preenchimento de 17 vagas no Mestrado em Ciências Farmacêuticas (turma 02 - 2016).

São ofertadas nove vagas para a linha de pesquisa "Desenvolvimento e avaliação de medicamentos naturais e sintéticos" e oito vagas para a linha de pesquisa "Avaliação biológica de produtos naturais e sintéticos", todas para graduados no curso de Farmácia ou em áreas afins.

As inscrições devem ser feitas pelo site do PPGCF (http://www.ppgcf.propesp.ufpa.br). A taxa é de R$ 80,00. Os documentos a serem entregues estão listados no edital

A seleção será composta por prova escrita, prova de língua inglesa, prova oral e avaliação de currículo. Os aprovados iniciarão os estudos no mês de junho de 2016. O curso terá duração de dois anos. 

Acesse aqui o edital.


Texto: Rejane Lopes - Assessoria de Comunicação ICS/UFPA.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Orientações para cadastramento, solicitação de prorrogação e envio de relatório de projeto de pesquisa no ICS


A Coordenação Acadêmica (CAD) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), por meio de sua Coordenação de Pesquisa (CP), com o objetivo de nortear os trâmites referentes a processos de projeto de pesquisa, divulga orientações para fins de cadastro de novo projeto (1ª versão), solicitação de prorrogação e envio de relatório (parcial ou final), que passam a valer a partir de hoje, 28 de março. Solicitamos que todos os pesquisadores e Diretores de Subunidades do ICS atentem para essas orientações.

Clique aqui para ler as orientações.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Ciências Forenses são destaques em evento na UFPA

Foto: Reprodução/Google

Com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre as diversas questões em que a Ciência Forense está inserida, estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam o II Simpósio de Ciências Forenses, a partir desta quinta-feira, 10, até sábado, 12. O evento ocorre no Auditório Silveira Netto, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da UFPA, localizado na Avenida Generalíssimo Deodoro, nº 1, bairro Umarizal, em Belém. O simpósio tem, também, o objetivo de informar os participantes sobre os conhecimentos científicos e as aptidões laboratoriais e informáticas na área forense.


Leia a matéria completa no Portal da UFPA.

Alunos de Farmácia organizam Semana do Cérebro na UFPA

A Semana do Cérebro é um evento nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Neurociência (SBNec), que será realizado na Universidade Federal do Pará com a organização de alunos de iniciação científica da Faculdade de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde. 

O evento contará com aulas públicas e palestras ministradas por professores e alunos de pós-graduação. Serão abordados temas como: estrutura e funcionamento do cérebro; neurociência do movimento: o desafio do sistema motor; estresse: o assassino silencioso; sono e aprendizagem; e o cérebro musical. 

O objetivo é levar o conhecimento em neurociências aos alunos de graduação da área da saúde e afins, além de mostrar a importância da pesquisa em neurociências. 

*As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até amanhã (11), mediante solicitação da ficha de inscrição pelo e-mail sncufpa@gmail.com. As vagas são limitadas! 

Carga horária: 20h 
Data: 14 a 18/03/2016 
Hora: 8h30 às 12h 
Local: Auditório Setorial Básico II - ICB (Campus Básico, UFPA – Guamá)


quarta-feira, 9 de março de 2016

Funcionárias do ICS comemoraram o Dia Internacional da Mulher


Ontem, pela manhã, as funcionárias do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) comemoraram o Dia Internacional da Mulher. O Diretor Geral do ICS, professor Mauro Nunes, abriu a programação que ocorreu no auditório.


Durante a manhã, as funcionárias participaram de brincadeiras e fizeram limpeza de pele com uma equipe de consultoras de produtos cosméticos e maquiagem. Foram sorteados prêmios e duas maquiagens. No encerramento, foi oferecido um café da manhã especial para este dia e brindes foram distribuídos para as homenageadas.

Diretor Geral do ICS compõe chapa para candidatura à Reitoria da UFPA


O professor doutor Mauro Acatauassu Nunes, Diretor Geral do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), comunica que recebeu convite do professor doutor Edson Ortiz de Matos para compor a chapa para concorrer à eleição da Reitoria no cargo de Vice-Reitor. Esse convite o deixa muito honrado, pois resgata a importância e o reconhecimento do ICS no contexto da Universidade Federal do Pará (UFPA) como um grande Instituto e abre a possibilidade de se fazer em breve um Reitor. O professor Mauro divide com todos do ICS esta honraria. Este desafio mostra à comunidade universitária a competência e a importância dos cursos do Instituto no cenário atual.


segunda-feira, 7 de março de 2016

Os Enfermágicos homenageiam o Dia Internacional da Mulher

Foto: Cleide Magalhães (Ascom HUBFS/UFPA)
Os EnferMágicos, grupo formado por alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA), preparam ação educativa com o tema "Mulher que se ama tem que se cuidar" voltada em especial ao público feminino do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que pertence ao Complexo Hospitalar da UFPA. O evento será no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 9h, quando o grupo alertará sobre a importância da prevenção do câncer de colo uterino, por meio da realização do exame de colo de útero (Papanicolau – PCCU). De forma divertida, apresentará, ainda, musical com repertório de canções que enfatizam o poder e a beleza das mulheres.

Leia a matéria completa no Portal da UFPA.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Seleção de Bolsista para o Projeto de Extensão "Laboratório de Habilidades em Saúde Mental"

O Projeto de Extensão do programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX 2016 intitulado "Laboratório de Habilidades em Saúde Mental", com vigência de 01 de março de 2016 a 28 de fevereiro de 2017, aprovado no Edital PROEX Nº 01/2016 e coordenado pela Profa. Dra. Sílvia Maués Santos Rodrigues está selecionando 01 (um) bolsista e 01 (um) voluntário. 

Serviço de Otorrino abre seleção de bolsista para alunos de Medicina

A Coordenação Acadêmica do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), seleciona bolsistas da área de Medicina, regularmente matriculados na Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, para o programa “Síndrome do Respirador Oral: avaliação das repercussões clínicas, audiológicas, no desenvolvimento pôndero-estatural e da qualidade de vida de crianças no Hospital Bettina Ferro de Souza, em Belém, Pará”. O candidato deve cursar entre o 5º o e 8º semestre, ter disponibilidade para o turno da manhã, ser aluno da UFPA e cumprir com requisitos descritos no edital PIBEX 2016. 

Os currículos podem ser enviados até 10 de março de 2016 para o e-mail da coordenadora do programa, Profa. Msc. Angélica Cristina Pezzin Palheta: angelicapezzin@hotmail.com.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Homenagem à servidora Vilma Costa Bastos

Nos dias 26 e 29 de fevereiro, a diretora da biblioteca do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, Vilma Costa Bastos, se despediu de suas atividades, após 21 anos, para se aposentar. A servidora recebeu homenagens de amigos e colegas de trabalho, na última sexta-feira, no auditório Monteiro Leite, no ICS. E na segunda-feira foi a vez do diretores do ICS, Mauro Nunes e Márcia Maria Bragança, prestarem suas homenagens.


A despedida foi em clima de alegria e descontração. A equipe do ICS reconhece o comprometimento de Vilma Costa em melhorar cada vez mais o funcionamento da biblioteca setorial. Sua participação foi fundamental para o crescimento da mesma.


E também agradece e deseja felicidades à Vilma Costa na nova etapa de sua vida.



Crianças aprendem brincando em projeto de Enfermagem

Foto: Alexandre Moraes
Várias crianças entram, gradativamente, no salão. De repente, 25 pequenos reunidos no espaço. É muita conversa, gritaria e correria. Então, subitamente, todo mundo procura um assento e fica quietinho. Mágica? Não. O espetáculo de teatro começou. Nesse clima, acontecem as atividades do Projeto de Extensão “Criando um espaço para o desenvolvimento humano”, da Faculdade de Enfermagem/ICS da Universidade Federal do Pará. O grupo utiliza diversas metodologias alternativas, como o teatro e a paródia, para ensinar conhecimentos da saúde às crianças do bairro Condor, em Belém.

Leia a matéria completa no Jornal Beira do Rio.